Partimos de Lisboa por volta das 07.30 numa viagem sem percalços com direito a paragem para o habitual cafezinho.
Chegados ao Farol deu-se início à azáfama da montagem das estações. Coube ao CT1CSY subir ao topo do farol para aí instalar um dipolo da “tropa” que trabalha em todas as bandas com o auxílio do sintonizador de antena, o CT1GZB estando lesionado, ficou-se pelas ligações dos cabos e montagem da estação de HF, já o colega CT2JXT, montou a estação dos digitais do qual já é um verdadeiro “expert”.
No que respeita antenas levamos dois dipolos, uma Loop para os vinte metros e uma vertical, tendo esta última brindando-nos com uma avaria, razão pela qual tivemos que recorrer à montagem de um segundo dipolo, opção essa, que nos limitou em termos de eficácia.
No que toca a propagação, este ano, o ILLW teve “azar” já que, três dias antes, a SFI estava a 85 e no fim-de-semana desceu para os 77 o que contribuiu para uma fraca contagem de estações no nosso log.
Estações Portuguesas só contactamos quatro, a saber:
os nossos consórcios da ARVM que prestaram a merecida homenagem ao nosso colega CT2HNI activando o farol do Forte do Cavalo como CS2HNI, já que o colega Artur Gil, era entusiasta deste tipo de activações, CT1EGW, CT1EEK e CU3CY. Apesar de termos visto os spots no cluster das estações CS2010M e CR6FNA, para nosso descontentamento, não os conseguimos escutar já que eram mais dois faróis a contar para o Diploma dos Faróis Portugueses, terá que ficar para a próxima.
A seguir ao almoço de Domingo foi o arrumar da “tralha” e esperar pelo próximo ILLW, neste ou em outro Farol.
Resta-nos agradecer à Marinha Portuguesa na pessoa do Ex.mo CTEN Nuno Rodrigues da Direcção de Faróis as autorizações concedidas e a fantástica hospitalidade e amabilidade do Chefe Faroleiro Marques e do Faroleiro Nuno, qualidades essas que, tão bem a Marinha Portuguesa já nos habituou, mais uma vez obrigado.
Vista do topo do Farol de manhã
Uma das estações de CR6LH |
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