quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CR6LH - Farol do Cabo Espichel, 2010

Mais uma vez a equipa composta por CT1CSY – Carlos Cortês, CT1GZB – José Luís e CT2JXT – Rafael Cortês reuniu-se para activar o Farol do Cabo Espichel que, apesar de já ter sido activado dezenas de vezes, continua a ser uma referência apetecível agora com a “nova” Refª de CTFF promovida pelos colegas do Algarve DX STAR sendo muito procurada, principalmente por amadores de leste, interessados no Diploma do WWF.

Partimos de Lisboa por volta das 07.30 numa viagem sem percalços com direito a paragem para o habitual cafezinho.

Chegados ao Farol deu-se início à azáfama da montagem das estações. Coube ao CT1CSY subir ao topo do farol para aí instalar um dipolo da “tropa” que trabalha em todas as bandas com o auxílio do sintonizador de antena, o CT1GZB estando lesionado, ficou-se pelas ligações dos cabos e montagem da estação de HF, já o colega CT2JXT, montou a estação dos digitais do qual já é um verdadeiro “expert”.

No que respeita antenas levamos dois dipolos, uma Loop para os vinte metros e uma vertical, tendo esta última brindando-nos com uma avaria, razão pela qual tivemos que recorrer à montagem de um segundo dipolo, opção essa, que nos limitou em termos de eficácia.

No que toca a propagação, este ano, o ILLW teve “azar” já que, três dias antes, a SFI estava a 85 e no fim-de-semana desceu para os 77 o que contribuiu para uma fraca contagem de estações no nosso log.

Estações Portuguesas só contactamos quatro, a saber:

os nossos consórcios da ARVM que prestaram a merecida homenagem ao nosso colega CT2HNI activando o farol do Forte do Cavalo como CS2HNI, já que o colega Artur Gil, era entusiasta deste tipo de activações, CT1EGW, CT1EEK e CU3CY. Apesar de termos visto os spots no cluster das estações CS2010M e CR6FNA, para nosso descontentamento, não os conseguimos escutar já que eram mais dois faróis a contar para o Diploma dos Faróis Portugueses, terá que ficar para a próxima.

A seguir ao almoço de Domingo foi o arrumar da “tralha” e esperar pelo próximo ILLW, neste ou em outro Farol.

Resta-nos agradecer à Marinha Portuguesa na pessoa do Ex.mo CTEN Nuno Rodrigues da Direcção de Faróis as autorizações concedidas e a fantástica hospitalidade e amabilidade do Chefe Faroleiro Marques e do Faroleiro Nuno, qualidades essas que, tão bem a Marinha Portuguesa já nos habituou, mais uma vez obrigado.

Vista do topo do Farol de manhã
Uma das estações de CR6LH

Sem comentários:

Enviar um comentário